terça-feira, 23 de janeiro de 2007

Quem conta um conto aumenta um ponto

Nem tudo que reluz é ouro, mas a cavalo dado não se olha os dentes. Cão que ladra não morde. Quem não tem cão, caça com gato. À noite todos os gatos são pardos. E esperto é o gato, que come peixe sem ir à praia. Filho de peixe peixinho é. Quero ver o mar pegar fogo, pra comer camarão frito. Camarão que dorme, a onda leva. Cochilou, o cachimbo cai.

Quem tem boca vai à Roma, mas quem fala demais dá 'bom dia' a cavalo. E em boca fechada não entra mosquito, contudo também não entra comida. Quem fala o que quer, escuta o que não quer e você tem dois ouvidos e apenas uma boca para escutar mais e falar menos. Falando demais pode-se dar com a língüa nos dentes. Não obstante, é falando que a gente se entende. Quem não se comunica se trumbica.

Um gambá cheira o outro. Antes só do que mal acompanhado. Antes bem acompanhado do que só. Diga-me com quem andas que te direi se também vou. Vai que eu tô te vendo. Passarinho que anda com joão-de-barro amanhece servente de pedreiro. Pardal que anda com morcego, acorda de ponta-cabeça. Galinha que anda com pato morre afogada. Mas a galinha era tão galinha que aprendeu a nadar para poder dar para os patos. Esperto é o pato que nasce com os dedos colados para não usar aliança. Passarinho que come pedra sabe o dia que lhe advém. Mais vale uma pássaro (peito) na mão do que dois voando (no sutiã).

Quem com ferro fere, com ferro será ferido. É por isso que em casa de ferreiro o espeto é de pau, já que santo de casa não faz milagre. Claro, se a esmola é grande o santo desconfia. Santa do pau oco. Pau que nasce torto nunca se endireita. Mas quem vê cara não vê coração. O que os olhos não vêm, o coração não sente. Afinal o amor é cego. Então a gente apalpa. Porque trem bão é coisa boa.

Cachorro mordido de cobra não chega perto de lingüiça. Não troque o certo pelo duvidoso. É preto no branco. O seguro morreu de velho, pois um homem precavido vale por dois. É melhor prevenir do que remediar. Um bom vinho tira o médico do seu caminho.

"Marge, precisamos de mais sorvete napolitano" - Homer Simpson, ao constatar que todos os potes de sorvete napolitano do freezer tinham suas tiras de chocolate já comidas.

7 comentários:

Marcelo Pará disse...

Bom demais! Vou por um link no meu blog.

Anônimo disse...

Muito oportuno esse post: estava lendo outro dia e me surpreendi ao saber que:

Quem não tem cão, caça com gato. - Errado

Quem não tem cão, caça como gato. - Correto

e

Quem tem boca vai a Roma - Errado

Quem tem boca vaia Roma - Correto

Aristides disse...

Ha ha ha! Talvez melhores que os ditos em si, sejam seus variantes. Ou seriam esses os originais?

Vi o link lá, Pará. Massa demais!

Anônimo disse...

Os que eu publiquei como "Correto" são os originais.

Aristides disse...

Mas quem veio antes: o ovo ou a galinha?

Marcelo Pará disse...

Obvio que o primeiro e' o Galo!!

Anônimo disse...

Por que nao:)